O termo PHISHING se refere a atos fraudulentos que tem como conquista várias informações pessoais de vítimas , principalmente financeira.
Pra quem não conhece, PHISHING é um método de extração de credenciais pessoais, um dos alvos desse CIBERCRIME são os FACEBOOK, G-MAIL, INSTAGRAM, entre outros sites que solicitam de login e senhas para ser acessado.
Infelizmente isso é tão comum, que existem Hackers que ensinam como são feitos passo a passo esses crimes em vídeos explicativos no YOU TUBE.
Através de acessos a internet em computadores ou aparelhos móveis, as vítimas recebem e-mails, aparentemente de uma instituição financeira ou agência governamental de créditos.
Essa mensagem absurda, relata um motivo urgente que deve ser verificada e reenviada com informações pessoais, através de um link em formato eletrônico exposto no corpo de texto da mensagem.
Esse link dará acesso a um página aparentemente empresarial de uma organização, sem deixar vestígio de que se trata de uma ação golpista de criminosos, onde eles passam a ter informações valiosas sobre a vítima, como por exemplo, número de conta, número de CPF, endereço completo, entre outros.
A maioria dos casos de PHISHING, acontecem pela facilidade na coleta desses dados, por ser preenchido todos os campos pela própria vítima, sem erros.
A semelhança do JUICE JACKING com o PHISHING é que ambos extrai informações pessoais, a diferença é como são feitas essas transações.
Após esse fácil acesso aos dados da vítima, os criminosos podes usá-los para fazer sites, perfis em redes sociais falsos, fácil acesso a aparelhos celulares, documentos falsos e até desfalque bancário.
Para evitar esses golpes, sigam dois procedimentos simples:
O primeiros procedimento de defesas contra esses softwares maliciosos é evitar preencher qualquer formulário sem o devido conhecimento dos mesmos.
O Segundo é a proteção do computador com software de anti vírus e anti software espião. Mantendo esses sistemas operacionais sempre atualizados, é possível se ver livre desses criminosos.