Bullying é um conjunto de comportamento repetido, intencionais que uma pessoa faz em relação a outra, sendo que essa pessoa que agride está numa situação de poder superior a vítima, e acaba sofrendo danos.
O Cyberbullying nada mais é do que esse comportamento em um ambiente virtual, com a diferença em que na internet, essas ações acontecem por si só.
Na medida em que uma pessoa posta um comentário ou imagem em uma publicação, sendo que outras pessoas tendo acesso a esse conteúdo fazem a repostagem, dando início a um círculo sem fim. E-mails ameaçadores, mensagens negativas em sites de relacionamento, torpedos com fotos e textos constrangedores para a vítima foram batizados por Cyberbullying.
Veja alguns exemplos de Bullying virtual ou Cyberbullying:
Calúnia – Afirmar que a vítima praticou ato criminosos em perfis de redes sociais e grupos de mensagens.
Difamação – Postar em páginas de redes sociais e grupos de mensagens, informações que atinjam a honra da vítima, prejudicando a reputação, e ofendendo a dignidade e bem estar do mesmo.
Injúria – Qualquer opinião pessoal de uma pessoa em relação a outra que seja depreciativa em redes sociais e mensagens.
Ameaça – Receber qualquer tipo de ameaça via mensagem inbox ou mensagem de texto via celular, como por exemplo, a divulgação de fotos em redes sociais.
Constrangimento ilegal – Ameaçar alguém a fazer ou deixar de fazer alguma coisa em meio virtual, por exemplo, ameaçar a vítima e obrigá-la a ligar a Webcam.
Falsa identidade – Utilização de perfis falsos para entrar em sites de relacionamento ou usar a foto de um desafeto para criar perfil falso. É considerado identificação falsa também quando a pessoa mente sobre o nome, idade, estado civil e sexo, no objetivo de obter alguma vantagem, ou até mesmo prejudicar outra pessoa, usando de má fé.
Perturbar a tranquilidade – O envio de mensagens incômodas frequentimente pode caracterizar essa contravenção.
Saiba como se prevenir.