Criptografia de dados, existe?

Na dimensão que é a área da computação, a criptografia é a conversão de dados de uma configuração legível para uma configuração codificado, que só pode ser lido ou processado após ser descriptografado.

A criptografia é o componente fundamental da segurança de dados e é a maneira mais evidente e imprescindível de caucionar que as informações de um método de computador não possam ser roubadas ou lidas por pessoas que queira usá-las para fins funesto.

Muito utilizada por pessoas físicas ou jurídicas, a criptografia é abundantemente usada na Internet para a proteção e das informações de seus usuários, que são enviadas através de um navegador e um servidor.

Essas informações podem implicar de tudo, desde dados de empresariais até informações pessoais. Pessoas jurídicas de todos os níveis usufruem da criptografia no intuito de proteger seus dados de bancos sigilosos.

A criptografia tem vários benefícios, além da proteção das informações privadas, ela também comprova que tais informações são verdadeiras e se suas origens estão de acordo. Essa verificação de origem é para a confirmação se ela foi ou não alterada enquanto foi transmitida.

Geralmente quando tais informações são enviadas, a criptografia usa um algoritmo que só pode ser decodificada usando a chave própria. Essa chave é armazenada em um sistema receptor ou transmitida juntamente com algum dado criptografado.

Existem métodos que evoluem de acordo com cada software, como a simetria por exemplo que é conhecida como algoritmo, que é uma chave secreta de decodificação da mensagem fornecida ao destinatário junto com a criptografia.

Já o método de Criptografia assimétrica utiliza duas chaves, sendo uma pública e uma privada, ambas são vinculadas matematicamente, ou seja, números que aparelham um no outro, porém são idênticos.

A chave pública é compartilhada com qualquer pessoa, mas a chave privada deverá permanecer em sigilo. Porém as duas podem ser usadas para criptografar uma mensagem ou dados. A chave oposta da criptografia é usada para decodificá-la.

O lado positivo da criptografia é a segurança de quem precisa do sigilo de seus dados, já o lado negativo é que criminosos podem acessar através das redes de internet , sites, lojas online, ou aplicativos acessados e roubar dados importantes através da criptografia.

Saiba como se proteger desses e de outros ataques de Crackers. Nossa Equipe estará a disposição para lhe ajudar.